CEFEC exporta “mise en scène” para a Europa

Foto: Cartaz do espetáculo valorizando a natureza e o ser humano.

Hoje, quero parabenizar mais uma vez a minha terra – sem ter que sair da área da mise en scène como arte –, e me reportar ao Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC). Entidade integrada à Pastoral do Menor da Arquidiocese da Paraíba, que tem um de seus núcleos sediados na cidade de Santa Rita, no bairro de Marcos Moura, e que trabalha com projetos sociais há 16 anos, levando jovens a uma “viagem de sonhos” através das formas de artes mais distintas.

Um desses projetos foca no atendimento às crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, prevenindo-os sobre os riscos e índices de violência. Coisa que tem afligido ultimamente o mundo todo. E através da Arte, o projeto busca por uma consciência social e ecológica respeitosa entre as próprias crianças e adolescentes, também junto às suas famílias.

Dando importância a uma ecologia integral, “O Espaço da Vida na Terra” (um espetáculo de ecologia e arte), que demorou dois anos para ser montado pelo educador, coreógrafo e teatrólogo Rodrigo Baima, foi a peça exibida semana passada em São Paulo, numa turnê pelo Brasil. E na próxima semana segue com destino à Europa. Um grupo de vinte jovens se apresenta em Roma, na Itália, depois vai até a cidade de Cannes, na França, retornando à Itália, quando fará uma apresentação especial, no dia 24 de maio, para o Papa Francisco, no Vaticano.

O espetáculo, que traz expressões de dança, música e teatro, conforme declaram seus realizadores, pretende sensibilizar os que assistem à peça ao verdadeiro respeito com o planeta – “nossa Casa Comum” –, mostrando o cuidado que se deve ter com os espaços da ecologia integral, que abrange as áreas ambiental, político-social, cultural, além do cotidiano e o espiritual.

Com quase 100 pessoas envolvidas em seus projetos, segundo dados da própria instituição, a Pastoral do Menor da Arquidiocese da Paraíba já existe há mais de quarenta anos e atende cerca de mil jovens, em sete municípios da Paraíba, inclusive Santa Rita e João Pessoa. São várias as áreas de ação, no atendimento a crianças e adolescentes, num trabalho desenvolvido em todos os núcleos estaduais.

O objetivo maior do projeto é o de contribuir para a formação integral dos meninos e meninas, que possam se encontrar numa situação de risco, também prevenir tais crianças de qualquer violência sofrida por elas, mesmo que seja praticada por outras crianças e adolescentes, garantindo os direitos fundamentas de suas gerações. Afinal, “O Espaço da Vida na Terra” é um exercício de cidadania deveras importante e que merece o aplauso de todos.


APC reúne sócios sobre produção audiovisual

Integrantes da Academia Paraibana de Cinema, reunidos esta semana, discutiram sobre a realização de uma nova produção audiovisual, cujo título ainda está por ser definido, bem como as locações onde serão feitas todas as gravações, valorizando novamente a cenografia da Cidade de João Pessoa.                                  

A dupla Alex Santos e Manoel Jaime Xavier, respectivamente ocupantes das cadeiras 05 e 16, cujos patronos são os exibidores Severino Alexandre Santos e Fernando Honorato, proximamente, segundo afirmaram, devem anunciar título e detalhes de sua nova realização videográfica, baseada em conto do próprio médico Manoel Jaime Xavier.