Foto: Alunos da UFPB visitam a Sala Barreto Neto na nova sede da APC. A Academia Paraibana de Cinema, também conhecida pela rubrica APC, teve sua fundação na cidade de João Pessoa, Paraíba, em 12 de novembro de 2008. É uma entidade sem finalidade lucrativa, devidamente registrada sob o número 506.956 no cartório Toscano de…
Tecnologia imersiva e a tradição cinematográfica
O Cinema é uma forma de arte que floresceu pelo impulso de uma simples e rústica manivela, sob a dinâmica de 24qs (vinte quatro quadros…
O cinema paraibano e suas instituições
A trajetória do cinema paraibano, até hoje reconhecida mediante uma literatura sobretudo específica, sempre teve o respeito da opinião pública. A razão disso é bastante…
O mito cinematográfico e a realidade dos genocídios
A geração de sonhos daqueles memoráveis anos cinquenta, da qual ainda faço parte, que de uma maneira ou de outra era também ligada ao cinema,…
São os “feedbacks” que sempre nos motivam
De há muito escrevo para o jornal A União. Se não me falha a memória, isso já tem mais de vinte anos, sempre aos domingos….
Em cinema, tudo depende do seu ângulo de visão
Essa é uma época do ano em que sempre me dei ao privilégio estético, visualmente cinematográfico, tendo como foco a distinta cidade “Parahyba”. Então, assisto…
De volta à Paris em seu 50º filme
Quem, como eu, se encantou com “Meia-Noite em Paris” (Midnight in Paris) de Woody Allen, produção de 2011, Oscar de Melhor Roteiro Original e de…
Anos 30: Comoção, Interventoria e Cinema Falado
A data, 26 de julho de 1930. A sociedade paraibana estava ansiosa pelo que pudesse acontecer, diante da efervescência política de então. O cinema Rio…
Cinema de rua, uma realidade quase inexistente
Nos dias atuais não é comum a abertura de salas de cinema fora dos centros culturais e shoppings. A criação desses ambientes de diversões cinematográficas,…
O cinema e o frenesi dos governantes
O discurso atual das instituições de governo continua o mesmo, quando se refere ao incremento da produção cinematográficas. Seja aqui ou alhures, a coisa quase…