Foto: Prof. José Nilton da Silva, em uma de suas gravações. Olhando bem, sempre encontramos no passado aquela referência viva do que fomos ao que hoje somos, profissional e culturalmente, nos diversos estágios da nossa vida. E para quem sempre militou no plano da cultura, por extensão no cinema, lógicas assim me fazem todo sentido.…
Um piano de estirpe na saga de um ator
A indicação de Samuel L. Jackson, ator do filme selecionado ao Oscar, Piano de Família, tem tudo a ver com a possibilidade de um resgate…
Revendo a trajetória da Academia de Cinema
Para que uma entidade de classe possa existir, representando bem seus integrantes e legado cultural, a condição “sine qua non” consiste no empenho de uma…
A jovem do cinema educativo
O cinema sempre me foi uma forte motivação, desde que vi as primeiras imagens projetadas numa tela, isso ainda muito novo, nos cinemas do meu…
Um cinema entre a filiação e o ativismo
Ao longo de todos esses anos de convivência, não foram poucas as vezes que trocamos “figurinhas” sobre a Cultura da Paraíba. E não seria agora…
“Menino de Cinema” chega às livrarias
De algum tempo do passado, seria plausível semelhar uma vida humana e os seus primeiros instantes aqui na Terra a uma interessante metáfora? Em verdade,…
As mútuas (intrigantes) contribuições tecnológicas
Nunca deveríamos ignorar o que se entende por “mútuas contribuições”, como possibilidades formais numa inovação mais efetiva entre o cinema, o vídeo e a televisão,…
O prêmio de cinema que ficou advindo
O esforço de uma comissão formada por alguns integrantes da Academia Paraibana de Cinema, outrora designada para compor regulamento daquele que seria o maior prêmio…
Relembrando os 44 anos de Jurandy Moura
As memórias, o que é muito comum para quem escreve habitualmente, quase sempre nos chegam para relembrar aquele algo mais de impotente na vida. Já…
Pendores de um ilustre patrono da APC
Há quem se questione pelo fato de não ser um artista, de não ter uma inclinação séria para com as artes como música, teatro, cinema… Entretanto,…