Memorial do Cinema Paraibano

Conservação e difusão do acervo paraibano são metas da apc.
Foto: Conservação e difusão do acervo paraibano são metas da APC.

A Academia Paraibana de Cinema (APC), entre todas as instituições diretamente envolvidas com o cinema paraibano, é a que apresenta as condições ideais para comandar o processo de implantação do MEMORIAL DO CINEMA PARAIBANO. Proposta esta feita, se não estou enganado, ainda em nossa gestão, minha na vice-presidência e de Willis Leal na presidência da entidade. 

Buscando valorizar de forma democrática as diversas tendências, entidades e atividades dos setores de cinema na Paraíba, a academia tem demonstrado competência e capacidade nas questões de planejamento e operacionalização de suas iniciativas, fundamentais para a preservação, difusão e produção do cinema no estado.

Com suas 40 cadeiras ocupadas por nomes representativos da cultura cinematográfica do nosso cinema, nos mais diversos segmentos da arte – produção, exibição, difusão e crítica – a Academia Paraibana de Cinema foi fundada em João Pessoa, em 12 de novembro de 2008. É uma entidade sem fins lucrativos, devidamente registrada sob o número 506.956 no cartório Toscano de Brito, em João Pessoa. CNPJ 11.287.636/0001-82, tendo como atividade principal Arte e Cultura.

Quanto à criação do Memorial do Cinema Paraibano, proposto àquela época, teria como objetivo central resgatar, recuperar, estudar e difundir os acervos existentes – filmes, roteiros, argumentos, cartazes, fotos, livros, periódicos e outros documentos –, inclusive o resgate de eventos que envolvam a atividade cinematográfica na Paraíba.

Nossa proposta tinha objetivos específicos: mapear e diagnosticar a produção e os acervos audiovisuais; resgatar, restaurar películas e filmes paraibanos; conservar adequadamente os filmes e outros materiais de cinema; criar biblioteca especializada em cinema, fotografia e audiovisual; ajustar exposições com o acervo físico de cinema existente; apoiar os diversos eventos relacionados ao cinema, no estado; incentivar grupos de pesquisas interessados; apoiar os cursos de Comunicação Social, Cinema e outros, em nosso estado. Enfim, disponibilizar seus acervos à sociedade interessada em cinema. Realmente, com a tradição em cinema que a Paraíba já possui, justo é que tivéssemos no nosso próprio memorial. E finalizo indagando às nossas autoridades: onde devemos guardar e conservar os nossos acervos?


A Academia Paraibana de Cinema, por meio de sua diretoria e demais associados, se congratula com o governo do estado, por reconhecer a cidade de Cabaceiras, na região do Cariri, “a capital do cinema paraibano”. O projeto “Hollywood Nordestina” foi idealizado por Wills Leal, fundador e primeiro presidente da Academia Paraibana de Cinema.

O presidente da APC, prof. João de Lima, afirmou que “a continuação dos projetos do nosso fundador será brevemente, desta vez na Unidade Tambaú da FCJA, em 2026, com direito a inauguração de uma exposição marcando diferentes fatos de sua trajetória, especialmente no cinema, carnaval e turismo”.