
A proposta de programação cultural apresentada pelo vereador da casa Dr. João Alves, contemplando os segmentos de artes, como teatro, cinema e feiras artesanais, além de apresentações de artistas locais, foi recentemente aprovada na Câmara Municipal de Santa Rita. O dispositivo legal de número 2.320/2025 dispõe sobre a criação de uma “Feira de Arte e Cultura” a ser realizada sempre na última sexta-feira de cada mês, na Praça João Pessoa, no centro da cidade.
Numa perspectiva de interiorização e apoio às atividades culturais do estado, como vem acontecendo, a Academia Paraibana de Cinema, tendo no comando o prof. João de Lima, interessou-se pelo projeto santarritense. Mais ainda, por ser a terra de um de seus eméritos paraibanos, “Seu” Severino do Cinema, Patrono da Cadeira 05 da nossa instituição.
Entendimentos entre a Câmara Municipal de Santa Rita, por meio de seu representante no projeto, vereador João Alves, e a Academia de Cinema estão existindo, para ser introduzida na programação “Feira de Arte e Cultura” uma mostra de cinema paraibano. Sobretudo, com produções que digam respeito àquele município.
Conhecida desde seus primórdios como sendo “A Rainha dos Canaviais”, Santa Rita sempre foi uma cidade a liderar movimentos culturais no estado. No que se refere ao cinema, mais ainda. Desde aqueles tempos do chamado “cinema mudo”, e isso já se vão mais de um século.
Depois, com o advento do som no cinema, já no início do século vinte, meu saudoso pai Severino Alexandre liderou uma das redes de projeção de filmes na cidade e distritos vizinhos. Sua participação com as três salas de cinema foi muito importante para a cultura e a economia locais. Primeiro veio o Cine Santa Cruz, ainda no início dos anos quarenta, seguido de mais dois, o São João e o Cinerama. Todas as salas foram construídas sob orientação e dentro dos padrões de modernidade que os novos tempos exigiam. A saga pioneira de meu pai, como não poderia deixar de ser, hoje vem sendo penhorada em nome da praça da cidade de Santa Rita, na literatura e em documentários então realizados. Toda uma vida a fazer parte dos anais de sua Academia Paraibana de Cinema (APC).
APC participa do Festival Varilux
A convite da diretoria do Festival Varilux do Cinema Francês, a Academia Paraibana de Cinema participou de sua abertura solene, na noite da quarta-feira passada. O evento aconteceu no Mag Shopping, aqui em João Pessoa, e contou com um considerável público.
Representada pelo seu presidente, prof. João de Lima Gomes, a APC vem cumprindo uma série de agendas relacionada a eventos cinematográficos, em João Pessoa e no interior do estado.