
No final da semana passada, como já vinha sendo anunciado, realizou-se a inauguração da Unidade de Tambaú da Fundação Casa de José Américo. A celebração do ato contou com a presença do Governador João Azevêdo, do presidente da FCJA, jornalista Fernando Moura, e de um considerável público que prestigiou o evento. A nova sede vai garantir o acesso da população aos novos serviços e ao arquivo cultural da entidade.
Além de seu acervo cultural histórico sobre a Cidade de João Pessoa, com destaque ao homem público e historiador José Américo de Almeida, a nova Unidade de Tambaú abriga também algumas importantes entidades, como é o caso da Academia Paraibana de Cinema (APC). A entidade é representativa do Cinema Paraibano, que passa a ter agora seu novo endereço na Avenida N. Senhora dos Navegantes, em Tambaú.
Um vasto acervo iconográfico e publicações sobre as diversas fases do cinema paraibano, inclusive números da Revista da APC lançados durante as nossas duas gestões (minha com Willis Leal), podem ser encontrados a partir de agora na nova sede, que traz as honras a um de seus patronos, o jornalista, crítico de cinema e cineasta Antônio Barreto Neto.
A Academia Paraibana de Cinema, fundada em 2008, adveio das muitas aspirações de um movimento de cineclubistas dos anos cinquenta, também de instituições pessoenses de cultura, das quais fiz parte, a exemplo da Associação dos Críticos Cinematográficos da Paraíba (ACCP) e do Cinema Educativo da Paraíba. Entidade essa então criada pelo governador José Américo de Almeida, em 1955. Organismo do Governo do Estado, o CEPB só existiu de fato na gestão do governador Pedro Gondim, sendo dirigido por mais de duas décadas pelo fotógrafo João Córdula; de saudosa memória.
No dia 12 de novembro de 2008, sob a coordenação de uma Comissão Instituinte, a Academia Paraibana de Cinema teve proclamada sua fundação, durante o Festcine Aruanda, no Centro de Convenções do Hotel Tambaú, em João Pessoa. Foram empossados na ocasião alguns nomes ligados à cultura cinematográfica local, quando a presidimos por duas gestões, até 2014.
De uma lista apresentada pelo Dr. Manoel Jaime Xavier, autor de livros sobre o cinema paraibano, foram empossados os já eleitos e presentes ao ato, escritor Wills Leal para a Presidência da APC; o professor, escritor e cineasta Alex Santos, na Vice-Presidência; o produtor José Bezerra Filho na Direção Administrativa e Financeira da entidade; e o professor e escritor Moacir Barbosa de Sousa para a Secretaria Geral. Hoje, na nova sede de Tambaú, sob a presidência do professor João de Lima Gomes, com a vice-presidência de Mirabeau Dias, a APC continua sua jornada em defesa do Cinema Paraibano e seus valores humanos e culturais.
APC: Patrono homenageado em Santa Rita
A Academia Paraibana de Cinema se congratula com a Câmara Municipal de Santa Rita, por sua aprovação esta semana ao Projeto de Lei Nº 024/2025, de autoria do vereador João Alves, que dispõe sobre a nova “Praça SEVERINO ALEXANDRE DOS SANTOS”, à Rua Coronel Domiciano, próximo ao Mercado Público, no centro da cidade.
“Severino do Cinema”, como era bem conhecido dentro e fora do estado, foi proprietário de três salas de projeção fílmica durante muitos anos, em Santa Rira e municípios vizinhos. É considerado um dos pioneiros do cinema paraibano, hoje, Patrono da Cadeira 05 da Academia Paraibana de Cinema. O regozijo da nossa entidade ao reconhecimento do eminente homem público.