Preceitos da Academia Paraibana de cinema

Alunos Da Ufpb Visitam A Sala Barreto Neto Na Noca Apc
Foto: Alunos da UFPB visitam a Sala Barreto Neto na nova sede da APC.

A Academia Paraibana de Cinema, também conhecida pela rubrica APC, teve sua fundação na cidade de João Pessoa, Paraíba, em 12 de novembro de 2008. É uma entidade sem finalidade lucrativa, devidamente registrada sob o número 506.956 no cartório Toscano de Brito. CNPJ 11.287.636/0001-82, tendo como atividade principal a cultura e atividades cinematográficas.

De acordo com os seus estatutos, entre todas as instituições diretamente envolvidas com o cinema, a APC é a que apresenta as legítimas condições de representação da Sétima Arte, no estado. Também, de apoiar formalmente as iniciativas nos setores de criação e difusão do cinema, nucleando de forma democrática as diversas tendências e atividades no campo da cinematografia. Para tanto, usando de esforço concentrado de sua diretoria, a academia tem mostrado competência e capacidade no planejamento e operacionalização de suas iniciativas, em produção, difusão e preservação da memória do cinema paraibano.

Formada de nomes representativos (Patronos e seus atuais sucessores) da cultura fílmica, nos seus mais diversos segmentos, a Academia Paraibana de Cinema tem zelado pela tradição e o pioneirismo da arte, em nosso estado. Sendo alguns de seus reais objetivos, mediante estatuto, o mapeamento e o diagnóstico da produção e acervos audiovisuais; Aquisição, preservação e restauração de filmes paraibanos; Conservação adequada dos filmes e outros materiais de cinema. Bem como, incentivar grupos de pesquisas interessados em apoiar os diversos cursos de Comunicação Social, Cinema e Artes Visuais, nas entidades de ensino do nosso estado.

A APC tem como meta, também, disponibilizar seus acervos à Sociedade interessada na cultura cinematográfica. E, para tanto, tem como fundamento básico, prescrito no art. 23 de sua constituição, o uso dos seus bens móveis e imóveis, que são indissociáveis da APC. No caso dos “bens móveis”, constam as publicações, os acervos fílmicos, placas personalizadas e comemorativas, cartazes, dentre outros, que são reais patrimônios da entidade. Esta semana, ainda em fase de instalação de sua nova sede, a Academia Paraibana de Cinema recebeu a visita de um grupo de alunos pesquisadores da cultura cinematográfica. Desse modo, a APC continua a primar pelo seu patrimônio (material e imaterial), inclusive, facultando à Opinião Pública o conhecimento do seu acervo.


Patrono da Cadeira 28 da Academia Paraibana de Cinema (APC), Jureny Machado Bittencourt, cineasta dos mais versados do cinema paraibano, que tem como Ocupante de sua cadeira o também professor e cineasta Pedro Nunes Filho, terá parte de seu acervo cinematográfico agora digitalizado.

Atualmente, o acervo do cineasta Machado Bittencourt está sob a guarda da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, e parte da obra de Machado deve ilustrar um curta-metragem. Sob direção do cineasta Fabiano Raposo, o curta tem o apoio Lei Paulo Gustavo e deve ser lançado ainda este ano. A Academia Paraibana de Cinema se congratula com os realizadores dessa nova produção, quando resgara o nome de um de seus patronos.