Academia de Cinema no “Sol das Letras” da APL

Entrevista De Wills Leal Para Academia Paraibana De Cinema. Jpg
Foto: Entrevista de Wills Leal para Academia Paraibana de Cinema.

Aberto na quinta-feira passada, no Centro Histórico da Cidade de João Pessoa, mais um Sol das Letras agenciado pela Academia Paraibana de Letras (APL). Na ocasião estiveram presentes o prof. João de Lima Gomes e demais integrantes da Academia Paraibana de Cinema (APC).

Na abertura do evento foi exibido um documentário com uma entrevista do jornalista e escritor de cinema Wills Leal, lançado pela empresa paraibana AS Produções Cinema & Vídeo. O curta-metragem foi realizado em 2015, numa parceria com a APC, na gestão do professor Moacir Barbosa de Sousa, para homenagear os 60 anos da Associação dos Críticos Cinematográficos da Paraíba (ACCP). A entrevista de Wills foi efetivada no auditório da Fundação Casa de José Américo, em Cabo Branco, pelo presidente Moacir Barbosa e seu conselheiro, na APC, o professor e escritor Manoel Jaime Xavier.

Oportuna a ideia de se homenagear, hoje, os quase 70 anos do essencial clube de cinema, a Associação dos Críticos Cinematográficos da Paraíba, fundado lá pelos idos de 1955. Na entrevista do jornalista e escritor Wills Leal, à época, um dos integrantes da ACCP, ele relembra bem toda a história da entidade. Situação que se repetiu em relação a atual Academia Paraibana de Cinema, quando foi o seu primeiro presidente. Imortal que é, ainda, pela Academia Paraibana de Letras, instituições bem representativas da cultura paraibana, que hoje homenageiam o escritor. A exibição do documentário com o depoimento de Wills foi aberta com a fala do atual vice-presidente da APC, o professor Mirabeau Dias, que discorreu sobre os valores do amigo.

O evento, reunindo a Academia Paraibana de Letras (APL) e a de Cinema, foi uma iniciativa do professor José Octávio de Arruda Mello, quando foi feito também o lançamento do seu mais novo livro – João Pessoa: Evolução e síntese de uma cidade (1585/2023) –, numa parceria com Jean Patrício da Silva, do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP).

Em relação a um dos autores dessa singular obra – sobre a trajetória da cidade de João Pessoa, desde a sua fundação até os dias atuais –, mesmo não sendo ele da área de produção em cinema, mas ciente da seriedade da Sétima Arte para a história não apenas local, mas também nacional, afirmaria que Zé Octávio sempre foi (e será) um parceiro de cinema. Notadamente, quando dele busco subsídios históricos de época para inserir a movie-art nos textos jornalísticos e livros que escrevo; na realização fílmica, a prova é o Parahyba. Finalmente, muito bem posta a ideia de se juntar as duas academias para abrilhantar ainda mais um evento como o Sol das Letras, que já está na sua 940 edição. Parabéns aos seus realizadores.


A presidência da Academia Paraibana de Cinema, cumprindo normas estatutárias, convoca sua diretoria para reunião mensal, na primeira semana do próximo mês de junho, em dia a ser ainda informado, às 9:30 horas da manhã, no âmbito do Cine Mirabeau, no bairro do Bessa, em João Pessoa.

O professor João de Lima Gomes, presidente da entidade, espera contar com a presença de toda sua Diretoria e Conselho Fiscal, além de associados, ao cumprimento de pauta mensal, sobre as ações que estão sendo realizadas e as que devem ser efetivadas doravante.